terça-feira, setembro 29, 2015

A Autora por Detrás do Peixe

Lançamento do livro “Os peixes das berlengas” 
Para quem gosta de peixes, mas também para aqueles que ainda os conhecem mal

Decorrerá no próximo dia 6 de outubro, pelas 17h30, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) – Politécnico de Leiria, o lançamento do livro “Os peixes das berlengas”. Da autoria de Telma Costa, Teresa Mouga, Paulo Maranhão e Sérgio Leandro, trata-se de uma obra que cruza a arte da ilustração científica com a biologia marinha, tendo por base o património natural da Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO).

A Reserva Natural das Berlengas, classificada em 2010 pela UNESCO como Reserva da Biosfera em reconhecimento do seu património natural, arqueológico e histórico, constitui um ecossistema riquíssimo em biodiversidade marinha. A classificação enquanto reserva da Biosfera compromete a promover a sustentabilidade ambiental do arquipélago, pela criação de elos entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento económico e a fazer a partilha de conhecimentos, investigação, educação e treino. Além da reserva da biosfera das Berlengas, a região oeste exibe uma extensa faixa costeira, com uma grande variedade de ecossistemas e extensa biodiversidade, que importa estudar e dar a conhecer, para melhor conservar e recuperar.
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em especial o seu grupo de investigação MARE, Instituto Politécnico de Leiria, tem-se dedicado nos últimos anos, ao estudo desta biodiversidade, tanto de peixes estando identificadas mais de 70 espécies, como de outros organismos. 
Com a publicação do livro “Peixes das Berlengas – manual ilustrado da ictiofauna da Berlenga”, dos autores Telma Costa, Teresa Mouga, Paulo Maranhão e Sérgio Leandro, pretendeu-se o desenvolvimento de um de divulgação do património natural das Berlengas, para dar a conhecer a grande riqueza natural da região. Como refere Pedro Salgado no prefácio “Este é um livro para quem gosta de peixes, mas também para aqueles que ainda os conhecem mal e que querem saber mais”.
O livro “Os peixes das Berlengas” é uma edição do Instituto Politécnico de Leiria e conta com o financiamento do PROMAR (GAC Oeste), no âmbito do projeto MARESIAS.

Sem comentários: